Prefeito Veveu faz abertura do I Nossas Américas – Nossos Cinemas, em Sobral


Nesta quarta-feira, dia 23 de maio, o Prefeito Veveu fez a abertura do primeiro edição do Encontro de Jovens Realizadores de América Latina e Caribe, o “I Nossas Américas, Nossos Cinemas”, no Teatro São João. O Encontro segue até o dia 26 de maio e reuni realizadores de audiovisual latino-americanos e caribenhos. 

O Prefeito Veveu ressaltou a importância do evento para nossa cidade . “Sobral hoje é o centro de debates sobre cinema da América Latina e Caribe e eu quero que Sobral seja permanentemente o local para a realização desse encontro que, não só fortalece nossa produção local e regional, mas trás para cá esse encontro de diálogo e diversidades culturais e fortalece ainda mais nossa política cultural do Município”, afirmou. 

O cineasta Rosemberg Cariry ressalta a importância de Sobral sediar o evento internacional de cinema. “Esse é o primeiro encontro desse modelo que acontece na América latina e é muito importante que isso esteja acontecendo em Sobral, no coração do Ceará, e não na capital, nem no eixo Rio-São Paulo. Isso faz parte de uma afirmação da diversidade cultural de Sobral como uma cidade de encontro. Sobral fez por merecer e conquistou esse encontro porque, com todas as últimas ações que realizou, Sobral se transformou na capital cultural do Ceará.”, afirma.


Prefeito fez a abertura do Encontro no Teatro São João


Artistas de 20 países participam até o dia 25 de maio, na Escola de Música de Sobral de mesas de trabalho que abordarão temas como difusão, cursos e escolas, intercâmbio, novas tecnologias e associações. 


Ao final do evento, será divulgada uma carta de princípios e proposições de ações voltadas ao intercâmbio e à colaboração entre jovens realizadores da América Latina e do Caribe, chamada “Carta de Sobral”, que os jovens levarão para seus países com demandas dos problemas comum a todos.


Programação


Nesta quarta-feira, dia 23 de maio, no bairro Sumaré, a Mostra Visualidades contempla a produção local. Durante todos os dias do evento, ocorrerá também a Oficina de Roteiro, na Escola de Música de Sobral, às 14h. E no mesmo horário, na Escola de Cultura Comunicação Ofícios e Artes (ECOA), ocorrerá a Oficina de Direção de Arte, ministrada pelo diretor de arte Sérgio Silveira. Os interessados podem se inscrever gratuitamente na Escola de Música de Sobral. 

Até o dia 25 de maio, a Escola de Música de Sobral receberá, a partir das 14 horas, mesas de trabalho que abordarão temas como difusão, cursos e escolas, intercâmbio, novas tecnologias e associações. 

Ainda dentro da programação, na Secretaria da Cultura de Sobral, ocorrerá, às 14h, a Mostra Grande Caribe e, às 16h, a Mostra Santiago Álvarez.

A programação noturna, no Teatro São João, será marcada pela homenagem à atriz e cineasta Helena Ignez. E será exibido o filme “Trabalhar Cansa”, dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra. 

As atividades seguem até sábado, dia 26 de maio, e são gratuitas.