Educação | Alunos surdos da rede de ensino do Município têm aulas de LIBRAS

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Educação, está alfabetizando em LIBRAS os estudantes surdos da Rede de Ensino do Município. São duas turmas com o total de 21 alunos que estão apreendendo a linguagem de sinais.

As aulas acontecem, no contraturno, na Escola Maria José Ferreira Gomes, no bairro Padre Palhano, e o transporte dos estudantes é garantido pela Prefeitura. De acordo com Jamille Fonteles, Coordenadora do Ensino Fundamental, após a conclusão dessa formação, a Prefeitura pretende colocar intérpretes nas escolas para que os alunos surdos acompanhem melhor as aulas regulares.

Na Escola Maria José Ferreira Gomes, alunos e professoras dizem em sinais “libras Sobral”
 Para a professora Silmara Florêncio, a escola precisa incluir e ser acessível a esses alunos. Ela ressalta que os surdos têm uma comunicação caseira e que o objetivo da alfabetização em Libras é ampliar as possibilidades de interação através da LIBRAS. “O maior desafio em sala de aula é eles aceitarem um novo sinal ou um novo gesto para aquele objeto ou aquela situação que eles já conhecem de uma maneira”, explica.

O estudante Jozimar Rodrigues, de 27 anos, de Jaibaras, lembra da época em que a escola não tinha LIBRAS. “Dá ânimo partilhar a comunicação com os outros”, afirma Jozimar. Além da LIBRAS, ele está aprendendo português e matemática e tendo acesso ao laboratório de informática.