Guardas-vidas realizam trabalho de prevenção e salvamento na Margem Esquerda do Rio Acaraú

A Prefeitura de Sobral conta com equipes de guardas-vidas que atuam na prevenção de afogamentos e outros acidentes na Margem Esquerda do Rio Acaraú. O Serviço é coordenado pela Secretaria da Cidadania e Segurança do Município e diariamente, duas equipes com dois guarda-vidas cada, revezam-se para manter a segurança das pessoas que frequentam o local.

O trabalho dos guarda-vidas, no entanto, não está limitado à Margem Esquerda do Rio Acaraú. Qualquer show ou evento realizado em Sobral, que ocorra próximo a rios, lagoas ou açudes, contará com a presença dos guardas-vidas.

Equipes de guardas-vidas fazem a segurança na Margem Esquerda do Rio Acaraú

De acordo com o Secretário da Cidadania e Segurança, Jorge Trindade, “os órgãos municipais podem solicitar a presença destes em alguma atividade externa que mantenham qualquer envolvimento com piscinas, praias, açudes, rios ou lagoas e necessitem de um acompanhamento preventivo”, explica.

 No Estado do Ceará, a Lei nº 13.462/ 2004 estabelece a obrigatoriedade da presença de guarda-vidas, formados por curso credenciado pelo Corpo de Bombeiros, em todos os locais destinados a banho, sejam públicos ou privados. Em Sobral 12 guardas municipais treinados exercem o trabalho de salvamento nestas áreas.