Desempenho das escolas de Sobral é destaque em duas edições de outubro da Revista Época

Edição Especial Cidades, publicada 
em 6 de outubro.
O Município de Sobral foi destaque em duas edições de outubro da Revista Época. Na edição especial denominada “Cidades”, publicada no dia 6 de outubro, a reportagem “Ensino Bom é para todos” lista cinco cidades do Brasil que oferecem ensino de qualidade em todas as escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com a reportagem da Revista Época, uma das ações desenvolvidas em Sobral para a obtenção de bons resultados é o critério de escolha de diretores escolares, feita por seleção e por mérito. “Quem já era diretor teve de passar pela mesma seleção: uma prova escrita, avaliações comportamentais e entrevistas. Resultado: a rede trocou 75% do total de seus diretores naquele ano – e passou a cobrar mais deles a responsabilidade pela eficácia do ensino em suas escolas”, diz a reportagem.

Outra ação destacada pela Revista é o trabalho da Prefeitura de valorização do professor, com investimentos em remuneração e formação continuada. “Sobral criou uma estrutura em que todo professor do 1º ao 5º ano assiste a aulas sobre como usar o material didático daquele mês. Antes de entrar em sala de aula, eles ainda discutem com os orientadores pedagógicos. Com planos de aula afinados, o aproveitamento do tempo em sala melhorou.”
Clique aqui para ler a reportagem completa.

Programa de Alfabetização na Idade Certa foi destaque na Edição de 22 de outubro

Edição da Revista Época, publicada 
em 22 de outubro.
A Edição de 22 de outubro, da Revista Época destaca entre as manchetes da capa:  “O que o sucesso do programa de alfabetização do Ceará ensina para o Brasil”. A reportagem está na Seção Ideias, com o seguite título: No Ceará, o Governo do Estado e as prefeituras superaram as diferenças políticas e aprenderam a trabalhar pelas escolas.

A matéria mostra como a parceria entre Governo do Estado do Ceará e municípios tornou possível, através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), o “Ceará ser considerado pioneiro e servir de exemplo para o resto do país” na alfabetização de todos os alunos da escola pública, até 7 anos de idade. 

O programa adotado pela Secretaria Estadual de Educação como política pública, em 2007, “foi inspirado na experiência de Sobral, cidade do interior do Estado, que conseguira um avanço no aprendizado com as mesmas medidas adotadas posteriormente pelo PAIC.”