Prefeitura adere ao Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica

Novo programa permitirá melhor planejamneto do estoque de medicamentos na Central de Abastecimento Farmacéutico


A partir de 26 de novembro, a Prefeitura de Sobral fará parte do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (HORUS). O sistema permite rastrear os medicamentos solicitados, agendar entregas aos usuários e evitar desperdício. O Sistema também gera indicadores sobre a assistência farmacêutica que auxiliarão no planejamento, avaliação e monitoramento das ações nessa área tanto no âmbito municipal, quanto no âmbito Federal.

Segundo o Coordenador da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Sobral, Régis Araújo, o Sistema dá mais transparência ao fluxo dos medicamentos, por ser integrado ao Ministério da Saúde. “É uma tendência que os municípios brasileiros façam a adesão ao HORUS”, afirma.

A implantação do HORUS será assessorada pelo Ministério da Saúde. O sistema será instalado, primeiro, na Central de Abastecimento Farmacêutico de Sobral (CAF), no período de 26 a 30 de novembro. Durante esses dias, a CAF não realizará atendimentos. Para garantir o bom serviço à população sobralense, a CAF já abasteceu previamente as unidades de saúde do Município. Após a conclusão dessa fase, o HORUS será implantado nos postos de saúde. Saiba mais: (88)3695-5211.