Centro de Infectologia de Sobral realizou 3.195 testes rápidos no período de 1 ano

O Centro de Referência em Infectologia fica na Rua da Fraternidade, 40, Bairro Colina. 

O Centro de Referência em Infectologia (CRI) de Sobral realizou, até novembro deste ano, 3.195 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O teste rápido foi implementado em dezembro de 2011. Este serviço foi fundamental para um aumento do número de testes realizados pelo Centro, que atende a população de Sobral e de outros 70 municípios. 

Foram realizados 1.196 testes para o vírus HIV, 660 para Sífilis, 667 para Hepatite B e 672 para Hepatite C. A farmacêutica e bioquímica do CRI, Monalisa Falcão, explica que somente o teste para HIV fornece um diagnóstico definitivo. Para as outras doenças, é necessária a confirmação com o teste laboratorial.

Segundo Monalisa Falcão, esse número de testes realizados representa menos de 1% da população sexualmente ativa residente nestes municípios. “É importante que as pessoas procurem o Centro para fazer a prevenção, e não somente quando estiver com a suspeita de uma DST. O teste é gratuito e confidencial. Basta trazer a identidade, a pessoa é atendida na hora e não dura mais do que 30 minutos”, afirma.

O Centro oferece um serviço voltado exclusivamente para o diagnóstico e o tratamento para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e conta com assistentes sociais, enfermeiras, infectologistas, obstetras, ginecologistas e pediatras. No CRI também são realizados testes para outras doenças infecciosas como Tuberculose e Leshmaniose. O Centro de Referência em Infectologia Francisco Luís da Costa fica na Rua da Fraternidade, 40, Bairro Colina, e funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h. Saiba mais: (88) 3614-7251 / 3614-9327.