Gestores se reúnem para analisar as obras do “Orgulho Tropical”



Nesta quarta-feira (30), o Prefeito Veveu Arruda e a Secretária do Urbanismo, Gizella Gomes, participaram de reunião, em Brasília, com executivos da Construtora Direcional, responsável pela execução das obras das 2.084 unidades habitacionais, no Bairro Cidade José Euclides, do Programa Minha Casa Minha Vida. O encontro faz parte da série de reuniões que vêm ocorrendo entre os setores envolvidos na construção desse empreendimento que será um dos maiores da história de Sobral.

Na segunda-feira (25), os secretários Mário Parente (Conservação e Serviços Públicos), Gizella Gomes (Urbanismo), Ilo Santiago (Obras), Junior Parente (Adjunto da Secretaria de Obras), Silvestre Gomes (Presidente do SAAE), além do Engenheiro Civil Wanderson Rocha, da Construtora Direcional, tiveram um encontro com o Prefeito Veveu, no local onde as obras estão sendo executadas. Na ocasião, foram apresentadas as etapas e ajustes necessários para o andamento dos trabalhos do condomínio de apartamento “Orgulho Tropical 1 e 2 ”.


Durante a reunião, em Brasília, foram discutidas questões como transporte, abastecimento de água, atendimento educacional, saúde, drenagem e esgoto. Também foi discutida a realocação de 73 famílias que ainda estão no local. “Fizemos uma avaliação do projeto e estamos pedindo algumas modificações para melhorar, principalmente, o acesso do transporte público”, disse a Secretária de Urbanismo.

Os futuros moradores dos dois empreendimentos serão beneficiados, ainda, com dois Centros de Educação Infantil, uma Escola de Ensino Fundamental e um Centro de Saúde da Família (CSF), que serão construídos pela Prefeitura de Sobral. Além disso, essas famílias vão contar com infraestrutura já existente no local, como transporte coletivo, estação de tratamento de esgoto e vias de acessos pavimentadas.

A localização é outro atrativo do “Orgulho Tropical”. Em seu entorno, além do Hospital Regional Norte, os moradores irão dispor de Estação do VLT, escola profissionalizante praticamente dentro do empreendimento, quadra poliesportiva, três escolas municipais no entorno, além dos CSFs dos Terrenos Novos e José Euclides, que ficam a cerca de 500 metros de distância. O projeto prevê, ainda, a urbanização da Lagoa do Mucambinho.


No Orgulho Tropical 1, serão investidos R$ 77,3 milhões, em 1.252 unidades habitacionais. No segundo empreendimento, o valor será de R$ 51,9 milhões para a construção de 832 apartamentos. As obras começaram em dezembro de 2012, com o prazo de 24 meses para a entrega.

Saiba mais:

O condomínio de apartamentos “Orgulho Tropical” é composto por duas glebas (área que condensa vários hectares):

• à A gleba 1 tem 1.929 metros por área de 128 mil 879 metros quadrados. O projeto prevê 93 blocos de apartamento;

• à A gleba 2 tem 1.699 metros de perímetro e área de 86 mil 112 metros quadrados. O projeto prevê 52 blocos de apartamentos.