Prefeitura de Sobral participa, em Brasília, do lançamento do Plano Juventude Viva
O Coordenador de Juventude da Prefeitura de Sobral, Igor Bezerra (o terceiro da esquerda para direita), participou, nesta quarta-feira (30), em Brasília, do lançamento do “Plano Juventude Viva” |
Nesta quarta-feira, 30, cerca de 40 pessoas participaram da oficina sobre o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, o Juventude Viva. O evento é uma ação interministerial, coordenada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Secretaria-Geral, ambas da Presidência da República.
A Presidenta do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães (foto), prometeu estimular o conselho local através de um seminário em Sobral |
O encontro abordou o Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, reduzindo a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência física e simbólica. Os palestrantes narraram aos presentes o diagnóstico, as estratégias e as formas de implementação da iniciativa, além de esclarecer dúvidas e dialogar sobre a criação e desenvolvimento do Plano na prática, conforme os contextos locais que cada gestor enfrenta.
A grande novidade apresentada na oficina é que, a partir de 2013, essa política tem uma nova forma de adesão. Até então, os municípios precisavam que o Estado aderisse ao plano para poder participar. Agora, a prefeitura pode seguir os passos estabelecidos no guia disponível na Internet e ter acesso, gradualmente, às ações do Juventude Viva.
Gilberto Carvalho, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, iniciou os trabalhos destacando duas características principais do Plano. A primeira, quanto ao conteúdo. “É alarmante o número de jovens vítimas da violência, particularmente, a juventude negra. Nós estamos tristes, abalados com as mortes em Santa Maria, [...], mas não podemos esquecer, como disse a Luíza Barros (Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -Seppir) que, a rigor, cada semana no Brasil é como se a gente queimasse mais que uma boate daquela. [...] Pode parecer fantasia, mas é real. E a gente não sente tanta dor, porque, infelizmente, vamos nos familiarizando terrivelmente com esses dados. E por ser, em geral, a juventude pobre e negra, parece que diminui ainda mais a sensibilidade da sociedade”.
Igor Bezerra e Severine Macedo, Secretária Nacional de Juventude da Presidência da República |
A segunda, com relação ao método, que de forma inovadora entre as políticas públicas, envolve vários Ministérios - Saúde, Justiça, Educação, Esporte e Direitos Humanos, entre outros. E é exatamente por isso que “não há nenhuma possibilidade de acontecer sem os estados e municípios”, atentou Gilberto Carvalho, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.