Secretaria de Agricultura apresenta projetos prioritários em Plenária do Territórios da Cidadania

Secretária da Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto, falou sobre os projetos prioritários de Sobral dentro do Projeto São José III

A 1ª Plenária de 2013 do Colegiado do Territórios da Cidadania, foi realizada na quarta-feira (30), no auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado do Ceará (FETRAECE). 

O Territórios da Cidadania foi criado em 2008, pelo Governo Federal, para promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania, por meio de estratégias de desenvolvimento territorial sustentável. 

Participaram da Plenária representantes dos municípios de Sobral, Varjota, Cariré, Reriutaba, Groaíras, Forquilha, Meruóca, Alcântaras, Santana do Acaraú, Senador Sá, Massapê, Coreaú, Moraújo, Frecheirinha, Graça, Mucambo e Pacujá.

Entre as ações da reunião, houve a reestruturação do Colegiado, com a confirmação da presença dos representantes municipais, e a discussão e aprovação do Projeto São José III, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o objetivo de amenizar os efeitos da seca, e valorizar as cadeias produtivas, entre elas ovinocaprinocultura, pecuária leiteira, e apicultura.

Este ano, o Projeto São José III vai destinar para o Ceará, através de concorrência pública (Edital lançado dia 20 de dezembro), R$ 14 milhões para projetos da cadeia produtiva, e R$ 20 milhões para abastecimento de água. O município de Sobral teve aprovados, pela plenária, 11 projetos de infraestruturas sociais (abastecimento de água),  e  9 projetos de cadeias produtivas; entre eles apicultura, psicultura e caprinocultura. Todos para comunidades rurais.

Para a secretária de Agricultura de Sobral, Luiza Barreto, “a captação de recursos para a execução desses projetos é um ponto mais que positivo no fortalecimento das cadeias produtivas do município”.

Depois de aprovados em Plenária, os projetos devem ser enviados à Secretaria do Desenvolvimento Agrário, até o dia 20 de fevereiro, para concorrerem ao Edital.