Sobral intensifica o combate a Dengue

Apesar do baixo índice de infestação, população não pode descuidar do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença


A Prefeitura de Sobral, com a parceria da população, mantém um trabalho rotineiro de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, garantindo ao Município resultados positivos e um índice de infestação de apenas 0,02%. O índice mede a presença do mosquito nas residências.

De acordo com o Secretário da Saúde de Sobral, Olivan Queiroz, apesar do baixo índice de infestação, a população sobralense deve permanecer em alerta. Ele lembra que alguns municípios vizinhos estão com risco de epidemia e há um novo vírus da Dengue (Tipo 4) circulando no Ceará. “Com a Dengue, precisamos manter a vigilância constante e evitar a proliferação do mosquito”, ressalta.

Hoje, 140 Agentes de Endemias atuam no combate direto ao Aedes aegypti, realizando durante o ano seis visitas periódicas a todos os imóveis do município, prevenido, detectando os focos e orientando os moradores sobre as formas de acabar com o mosquito.

Além do controle químico, os agentes de endemias utilizam armadilhas que atraem o mosquito, identificando as áreas onde ele está presente e intensificando, quando necessário, o combate. O Centro de Zoonoses também recolhe pneus abandonados e faz a vedação de caixas d´água com telas, evitando o surgimento de focos do mosquito. Saiba mais: (88) 3614.5356.