Objetos encontrados nas escavações do Projeto Sobral Novo Centro começam fase de análise laboratorial


Durante escavações, já encontrados vários objetos arqueológicos

A equipe da Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri, que realiza atividades de pesquisa e salvamento arqueológico, através de monitoramento das intervenções das obras de internalizarão da rede subterrânea elétrica, telefônica e lógica do Projeto Sobral Novo Centro, recebeu nessa quarta-feira (27), a visita de Rosiane Limaverde, coordenadora dos trabalhos arqueológicos.

As obras de internalização iniciadas em janeiro do ano passado, têm parceria da Prefeitura de Sobral, Governo do Estado e Ministério da Cultura, e abrangem 27 hectares na área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no Centro Histórico de Sobral.

A equipe de pesquisadores, formada por um arqueólogo (monitor de campo); um antropólogo (supervisor de campo) e dois estagiários cedidos pela prefeitura de Sobral, realiza ainda atividades de educação patrimonial com a participação de diversos seguimentos sociais com estudantes, professores, educadores, moradores do Centro e outros. 

O trabalho de prospecção já identificou diversos objetos e artefatos, entre fragmentos de louças, cerâmicas, utensílios domésticos, peças de roupas e moedas.



O objetivo das atividades, é também, construir e compartilhar conhecimento com a comunidade local a respeito da sua formação histórica, social e cultural, levando em consideração a cultura material e a memória dos moradores.

De acordo Rosiane Limaverde, “o momento é de análise laboratorial de todo o material coletado nas escavações; quando deve ser montado um laboratório provisório, onde a equipe vai limpar, triar e quantificar tudo. Mais na frente, ainda em parceria com a Prefeitura, a gente vai encontrar um lugar onde ele possa ficar exposto à visitação de todos”.