Reunião entre Secretário de Saúde do Estado e profissionais de saúde da Região Norte debate atendimento no HRN

Secretários de Saúde do Estado e Município na reunião de instalação do HRN


O secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, se reuniu nessa terça-feira (26), com a direção do Hospital Regional Norte, com o secretário de Saúde de Sobral, Olivan Queiroz, representantes dos conselhos municipais de saúde dos 55 municípios que compõem a Macrorregião Norte e representantes do controle social do SUS, para explicar a estrutura de funcionamento do HRN, e tudo que envolve a rede de saúde do Estado.

O encontro segue um calendário de reuniões iniciado no início de fevereiro, que contou com a participação do prefeito Veveu Arruda, do secretário de saúde de Sobral e outros prefeitos e secretários de saúde da região norte, para a implantação dos serviços a serem realizados pelo maior hospital do interior do nordeste. Para o secretario de saúde de Sobral, “a reunião ajuda a esclarecer sobre o modelo de funcionamento do HRN, e sua importância para a região”. 

Durante o debate, os participantes tiram dúvidas em relação aos atendimentos a serem realizados pelo HRN; uma delas é sobre a triagem dos casos mais graves, onde será utilizado o protocolo de Manchester: uso de pulseiras coloridas que sinalizam o nível de gravidade de cada caso, como por exemplo: vermelho para atendimento imediato; laranja para atendimento praticamente imediato e amarelo para atendimento rápido, mas que pode esperar.

O secretário de Saúde do Estado adiantou que haverá ainda mais uma reunião, no início de março, sobre a implantação do Hospital Regional Norte, dessa vez voltada aos representantes das câmaras municipais da região, empresários e sociedade civil, para o mesmo debate. “ Por conta desse avanço da saúde na zona norte, em tecnologia, e no moderno modelo de gestão ao qual o HRN se propõe”.