Seminário de Sensibilização para a 5ª Conferência Estadual das Cidades

Na manhã dessa quinta-feira (28), o Centro de Convenções de Sobral foi palco do Seminário Regional de Sensibilização para a 5ª Conferência Estadual das Cidades. O evento, presidido pelo Secretário Estadual das Cidades, Camilo Santana, contou com a participação do Prefeito Veveu, do Vice-Prefeito Carlos Hilton, de secretários municipais de Sobral e de representantes dos municípios de Cariré, Coreaú, Forquilha, Groairás, Massapé, Meruoca, Mucambo, Paraipaba e Santana do Acaraú. 

O evento, presidido pelo Secretário Estadual das Cidades, Camilo Santana, contou com a participação do Prefeito Veveu e de representantes de onze municípios.

O objetivo do encontro foi sensibilizar essas cidades sobre a importância das Conferências Municipais, que elegem os delegados para etapa estadual a ser realizada em setembro. Esta, por sua vez, escolherá os representantes cearenses para a Conferência Nacional em Brasília, que será entre os dias 20 e 24 de novembro, com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”.

Para o Prefeito Veveu, o desenvolvimento regional deve ser pensado de maneira sistemática e integrado. “Não fazer isso significa ampliar os problemas de cada município individualmente. O caminho para superar as dificuldades que temos em cada cidade é o trabalhar regionalmente. Se fizermos isso, teremos êxitos nas diversas políticas públicas”, afirmou o Prefeito Veveu, ressaltando também a premissa do Governo do Estado em fortalecer o desenvolvimento regional.

O Secretário Estadual das Cidades, Camilo Santana, lembrou que o crescimento da infraestrutura das cidades não acompanhou o aumento da população, o que gerou déficits em diversas áreas, como saúde, educação, habitação, saneamento básico, mobilidade urbana e resíduos sólidos, além de problemas ambientais. Para ele, as conferências são “uma grande oportunidade para construir essas políticas na base, no município onde as pessoas sentem os problemas do dia a dia”.

Está em pauta na Conferência Nacional, a criação de um Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU). “A criação do SNDU vai possibilitar a garantia de recursos para os municípios e o alinhamento na aplicação dos recursos, tanto do Governo Federal, quanto do Estadual”, acrescentou o Secretário Estadual Camilo Santana.

Durante o evento, houve apresentações sobre o perfil econômico e demográfico dos municípios, orientações para a realização das Conferências Municipais e explanação sobre a política estadual de desenvolvimento urbano.