Agentes comunitários de saúde realizam assembleia com participação do Prefeito em Exercício Carlos Hilton

Prefeito em Exercício, Carlos Hilton participa da Assembleia Geral dos Agentes Comunitário de Saúde

A assembleia geral dos agentes comunitários de saúde, realizada na quarta-feira (26), no auditório da Prefeitura, contou com a participação do Prefeito em Exercício, Carlos Hilton, do Secretário da Saúde Olivan Queiroz, do coordenador da atenção primária da saúde, Márcio Paresque, e do presidente da associação dos agentes comunitários de saúde, Gilberto Gomes, empossado no cargo há pouco mais de um mês.

Na reunião, que é realizada uma vez por mês, foram discutidos o avanço na melhoria das condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde, aquisição de uniformes e material de uso diário nas ações de rotina, além de equiparação salarial e outros assuntos.

O Município de Sobral tem 410 agentes de saúde, ligados aos 29 Centros de Saúde da Família (CSFs), que atendem na sede e nos distritos. O agente comunitário de saúde é o profissional que realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde nas comunidades, supervisionado e coordenado por um médico ou gestor de saúde.

Além de realizar trabalhos de conscientização, o agente comunitário de saúde promove o cadastro das famílias, a orientação individual e coletiva, identifica áreas de risco ou focos de doenças, realiza visitas domiciliares, e desenvolve ações educativas que envolvam a comunidade, entre outras funções.

O Prefeito em Exercício, Carlos Hilton, aproveitou a participação dele, para elogiar o trabalho dos agentes comunitários, e chamar a atenção sobre as ações de convivência com a seca em Sobral, iniciadas pela Prefeitura. “Os agentes de saúde são, sem dúvida, um veículo importantíssimo humano nessa aproximação com as comunidades, na sede e nos distritos; por isso é que peço mais a atenção  deles, nesse período, para que nós possamos ter bons resultados no que se refere a uma organização de ações de monitoramento para a convivência com a seca.”