Convivência com a Seca: Prefeitura define novas ações
Reunião sobre Convivência com a Seca |
O grupo de trabalho formado pela Prefeitura de Sobral para dar celeridade às obras e ações necessárias para minorar os efeitos da estiagem promoveu no último dia 22 o seu segundo encontro. O grupo funcionará como um Gabinete Municipal de Convivência com a Seca, para o qual ainda serão convidadas outras instituições, como a Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA), Ministério Público e universidades.
“É um gabinete que está sendo constituído pela vontade política do Prefeito Veveu e nós vamos desencadear uma agenda de parcerias com o Estado e com a Federação para amortecer as conseqüencias da falta de chuvas”, afirmou o Vice-prefeito Carlos Hilton, ressaltando ainda que Sobral está inserida em uma região semi-árida, onde oscilam períodos de chuva e seca, e é preciso conviver com a estiagem.
De acordo com o Vice-prefeito, estão sendo pensadas ações de captação e distribuição de água. A revitalização de poços, dessanilizadores, chafarizes e caixas d’águas serão executadas imediatamente, a partir de levantamento feito por técnicos da Prefeitura. As primeiras intervenções beneficiarão 217 famílias de cinco localidades: Emasa, Flores, Melado, Santa Luzia e São José.
Serão implantados dez projetos do Água para Todos e cinco do Projeto São José. Será construída uma adutora que fará a transposição de águas do Rio Acaraú para a Estação de Tratamento de Água do Sumaré. Outra prioridade é a construção da adutora que levará a água do Açude Jaibaras para a Serra do Jordão. Os projetos e recursos já estão assegurados e a Prefeitura está concluindo as desapropriações necessárias. Segundo Carlos Hilton, a licitação da obra deve ser iniciada em dois meses.
Participaram da reunião, que aconteceu no Paço Municipal, as Secretarias da Agricultura e Pecuária, Conservação e Serviços Públicos, Obras, Segurança e Cidadania, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) e a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado (COGERH).