Prefeitura promove manhã de serviços no Becco do Cotovelo

Consumidores receberam orientações sobre seus direitos

Dando prosseguimento ao Mês do Consumidor, a Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com o Ministério Público e Defensoria Pública, promoveu uma manhã de serviços no Becco do Cotovelo. A população pode tirar dúvidas sobre seus direitos nos estandes do DECON e do Escritório de Práticas Jurídicas da Faculdade Luciano Feijão. Houve, ainda, consulta gratuita ao SPC e degustação de produtos.

“Sobral hoje é um polo de excelência. O consumidor tem a sua disposição um mix de produtos e serviços e, cada vez mais, está comprando no nosso comércio. Esse consumidor tem que estar atento aos seus direitos e deveres”, afirmou a Secretaria da STDE, Daniela Costa, ressaltando que a razão de ser do setor produtivo é o consumidor, o cliente.

Na avaliação da Procuradora de Justiça, Juliana Cronemberger Moura, o consumidor ainda não tem consciência dos seus direitos e, segundo ela, a maioria das reclamações no DECON está relacionada aos cartões de crédito, empréstimos consignados e telefonia.


Juliana Cronemberger orienta que o consumidor busque primeiro resolver o problema, reclamando diretamente com a empresa ou prestador de serviço. Caso não seja atendido, o consumidor pode procurar o DECON, que tentará mediar a relação entre o cliente o fornecedor. De acordo com a procuradora, grande parte das queixas é solucionada com conciliações e, quando não houver acordo, os casos são encaminhados a um juizado especial. O DECON funciona no Fórum, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

A manhã de serviços foi realizada em parceria com as associações classistas: Câmara de Dirigentes Lojistas de Sobral (CDL), Associação Comercial e Industrial de Sobral (ACIS) e Associação dos Jovens Empresários (AJE) Meio Norte. O evento contou com a participação de mais de dez empresas, que expuseram seus produtos e serviços, entre elas: o Café Serra Grande, Casa do Picolé, Delrio, Fábrica Coelho, Faculdade Luciano Feijão, Lassa, Mil Gás, Mini Pizza Kimassa, Nestlé, Pinheiro Supermercado, Regina, SAAE e Santa Clara.

O Dia Mundial do Consumidor é celebrado em 15 de março, data na qual foi deflagrado o Mês do Consumidor. A programação prevê, ainda, a realização de duas palestras sobre os direitos do consumidor.