Casa da Cultura de Sobral e Sesc abrem exposição de Cândido Portinari


Com o objetivo de facilitar o acesso do público brasileiro aos acervos dos museus, o projeto ArteSesc, do Departamento Nacional, reproduziu –fotograficamente – pinturas, gravuras e desenhos de Cândido Portinari em formato de trabalho e jogo. A exposição “Portinari Trabalho e Jogo”, destinada ao público infantojuvenil, busca integrar os conceitos de trabalhar e brincar, e estará disponível na Casa da Cultura de Sobral, na av. Dom José, 881, no Centro, a partir das 19h, dessa terça-feira, 28, com a abertura oficial da mostra gratuita

Entre as obras do artista, que estarão em exposição até o dia 28 de junho, os visitantes poderão encontrar trabalhos como: lavadeiras; menino com carneiro; o sapateiro de Brodósqui; grupo de meninas brincando e menino com pião.

Fruto de uma parceria entre o Sesc, os museus Castro Maya e o Projeto Portinari, o acervo, que percorre o país, até março de 2014, segue no Ceará com exposição em Sobral, Crateús, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Juazeiro do Norte, Fortaleza e Iguatu.

Menino pobre de Brodósqui, cidade interior de São Paulo, Cândido Portinari retratou sua terra e sua gente, colocando cores e formas em cenários tão reais que se transformaram em obra de arte. A delicadeza do traço, a expressão marcante dos trabalhadores, as cenas rurais e as brincadeiras de criança são parte integrante de suas criações.

As reproduções da obra de Cândido Portinari poderão ser visitadas de terça a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 14h às 21h. Aos sábados, das 9h ao meio-dia, e das 17h às 21h, além dos domingos, das 17h às 21h. Maiores informações: (88) 3611.0954.