Museu do Eclipse comemora 14 anos de funcionamento

Museu do Eclipse

Nesta quarta-feira, 29 de maio, o Museu do Eclipse de Sobral completa seu 14º aniversário. O Museu foi fundado no ano de 1999 para celebrar os 80 anos do experimento de comprovação da Teoria da Relatividade Geral, concebida pelo Físico Albert Einstein.


Parte interna do Museu do Eclipse
Para comemorar a data, nesta quarta-feira o Museu do Eclipse exibirá vídeos sobre Albert Einstein e seu trabalho. Na ocasião, também serão expostos novos equipamentos recentemente adquiridos via verba de projetos da FUNCAP para divulgação científica. Entre estes novos equipamentos estão seu novo telescópio computadorizado, adquirido para atividades externas e um novo conjunto de lentes e um computador para processamento de imagens.

EXPERIMENTO

O experimento consistia em tirar fotos da região onde se encontrava o Sol no momento do Eclipse do dia 29 de maio de 1919, para registrar a posição das estrelas e a seguir, dois meses depois tirar fotos do mesmo grupo de estrelas para se verificar se existe uma mudança na posição das estrelas observadas, se ocorresse essa diferença de posição, esta teria sido provocada pela massa do Sol, que fez um sutil, mas perceptível, desvio da luz das estrelas, como previa de trabalho de Einstein. Esta diferença foi notada entre os dois grupos de fotografia e a Teoria de Albert Einstein foi alçada à condição de modelo básico para o entendimento da estrutura do Universo, isso até os dias de hoje. Os trabalhos de registro em Sobral ficaram a cargo dos astrônomos Britânicos Crommelim e Davidson enviadas pela Royal Society e pela Royal Astronomical Society especificamente para este fim. Uma equipe liderada pelo astrônomo Eddington foi para a ilha do Príncipe, na costa da África, para fazer atividade semelhante. No dia do Eclipse estavam presentes também uma comissão do Observatório Nacional, liderada por Henrique Morize, e uma norte-americana, que vieram realizar outros registros de interesse científico na época.