Realizada em Sobral a etapa regional do Prêmio Peteca
Os participantes se apresentaram no Theatro São João |
A Prefeitura de Sobral, em parceria com o Governo do Estado, realizou, nessa quinta-feira,27, no Theatro São João, o III Festival Municipal do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca).
Cerca de 40 escolas se inscreveram no Festival, que todos os anos busca selecionar os melhores trabalhos criados por alunos da Rede Pública de Ensino, para representarem o Município na etapa estadual do “Prêmio Peteca”. Nessa fase, os participantes competiram nas modalidades de Artes Cênicas (teatro), com 7 trabalhos selecionados; Música, com 8 composições inéditas; Literatura de Cordel, com 2 trabalhos selecionados; Conto, com 3 trabalhos, e Pintura, também com 3 trabalhos selecionados. Apenas um trabalho de cada modalidade representará Sobral na etapa estadual, na qual o Município é vencedor, por dois anos seguidos.
Na modalidade Artes Cênicas, o primeiro lugar ficou com um grupo de 6 alunos da Escola Gerardo Rodrigues; o aluno Narciso, da Escola Osmar de Sá Ponte, é quem vai representar Sobral na modalidade Música; em Literatura de Cordel, o primeiro lugar foi para os alunos Marcos Diones e Natyelen Mendes, da Escola Frederico Auto Correia; o Conto da aluna Luiza Silva de Lima, da Escola Padre Osvaldo Chaves, foi selecionado para a etapa estadual; o trabalho do aluno Lucas Mesquita Madeira, também da Escola Padre Osvaldo Chaves, foi selecionado na modalidade Pintura.
Criado no ano de 2008, o Peteca é um programa desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, e consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente.
O Peteca realiza oficinas de capacitação e sensibilização de profissionais da educação, que atuam como coordenadores municipais do Programa e são responsáveis pela formação de coordenadores pedagógicos. Estes, por sua vez, debatem com os professores os temas estudados nas oficinas, elaborando plano de ação para abordagem em sala de aula e promoção de eventos que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar.
Os alunos são estimulados a produzir tarefas escolares, demonstrando os conhecimentos adquiridos por meio de desenhos, pinturas, esquetes teatrais, músicas, paródias, contos, poesias de cordel e histórias em quadrinho, dentre outras modalidades. Todos os trabalhos produzidos são compartilhados com a comunidade escolar e a sociedades em geral, por meio de eventos promovidos nas escolas e nas secretarias municipais de Educação, além da disputa anual pelo Prêmio Peteca.