I ILACCT será encerrada hoje, 30
Na noite de abertura da conferência (28) foi assinada a Carta de Intenções, uma parceria entre os 22 países participantes do encontro |
A I Conferência Científica da Iniciativa Latinoamericana e Caribenha de Ciência e Tecnologia para Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (ILACCT) será encerrada hoje. Durante três dias o evento reuniu em Sobral pesquisadores, estudantes e especialistas de 22 países, que participaram de conferências, mesas temáticas e apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos em várias regiões secas da América Latina e Caribe.
Durante abertura da conferência, realizada na quarta-feira, 30, foi assinada uma carta de intenção, onde ficou oficializado o compromisso de criar uma rede de produção de conhecimento sistematizada que possa servir de subsídio para a tomada de decisões nos 22 países participantes da Conferência.
Ao assinar o documento, o Prefeito Veveu disse esperar que o conhecimento científico possa ajudar a fazer chegar água nas casas de todas as pessoas que vivem em terras secas. “Eu, como prefeito, tenho a obrigação de abastecer a população. Eventos como esse nos dão a expectativa de soluções para a criação de projetos que garantam a segurança hídrica das pessoas. Entretanto, sei que, além do conhecimento científico, para combater o problema da seca é necessária uma política de estado a longo prazo, algo que fuja do pensamento da casa grande e senzala. Acredito que essa mudança já foi iniciada”.
O ILACCT teve como objetivo reunir o conhecimento científico produzido sobre o desenvolvimento sustentável das regiões secas da América Latina e Caribe, no que se refere ao combate à desertificação e alertar, ainda, sobre a necessidade de construção de políticas mais claras e eficazes para as regiões secas.
A programação desta sexta-feira (30) teve início às 8h30 com palestras sobre as experiências de convivência com as terras secas e as contribuições da análise ambiental geográfica na compreensão da relação entre uso e ocupação do espaço, degradação ambiental e processos de desertificação no semiárido brasileiro.
Entre os temas debatidos, no último dia de conferência, está a “Ciência e Educação para o Combate à Desertificação”, e o lançamento do livro da ICID sobre educação contextualizada para as regiões semiáridas.
Programação
10h45 - Apresentação de trabalhos científicos (Auditório Plutão)
13h45 - Mesas redondas
Finalização da Carta de Sobral
15h45 - Sessão de encerramento da conferência (Auditório Plutão)
Leitura da Carta de Sobral.