Prefeitura faz a entrega de órteses e próteses para deficientes


A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde e do Serviço de Apoio ao Cidadão Sobralense (SACS), fez a terceira entrega do ano, de órteses e próteses para pessoas com deficiência, atendidas pelos programas do Município.

Com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foram entregues, nessa quarta-feira (25): 42 cadeiras de rodas comuns; 40 cadeiras higiênicas; 10 coletes Miwalkee; 5 calçados ortopédicos; 3 próteses transtibial; 15 andadores e 15 muletas canadenses, atendendo toda a demanda do Muncípio.

O Programa de Órteses e Próteses, realizado pelo Ministério da Saúde, tem parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Sobral, que investiu sozinha, no ano passado, cerca de R$ 300 mil reais como contrapartida.

De cordo com Ana Lysia Mont'Alverne, coordenadora do Serviço de Apoio ao Cidadão Sobralense de Sobral e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, "o Município já conta com ações de inclusão, desde a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em 2009 e, tem, em seu programa de assistência, o Selo de Acessibilidade, para instituições; o programa de entrega de Órtese e Prótese; tratamento odontológico, realizado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e atendimento à saúde auditiva, além de atendimento no Centro de Reabilitação Física, e outras ações".

A entrega dos equipamentos contou com a presença do Prefeito Veveu, que ao abrir a solenidade, falou da importância do aperfeiçoamento de políticas públicas municipais de apoio à pessoa com deficiência, e que "o recebimento dos equipamentos, é um direito de todos aqueles com deficiência. Cabendo aos governos, o planejamento necessário para a aquisição dos mesmos, e melhoria da vida do cidadão com qualquer tipo de deficiência".



O Prefeito fez a entrega do primeiro equipamento, a Erivaldo de Souza, que recebeu uma cadeira de rodas para a sogra dele, Maria da Conceição Gomes, de 65 anos, doente de diabetes.

Os participantes assistiram a um vídeo promocional da Associação Sobralense de Paradesporto (ASPA), parceira da Secretaria do Esporte, que realiza diversas atividades voltadas às pessoas com alguma dificiência, e tem levado representantes do Município aos eventos paradesportivos realizados no Brasil.

O Prefeito Veveu aproveitou o momento para ressaltar a importância das discussões sobre acessibilidade, falando do alinhamento das calçadas e instalação de guias, contempladas no "Projeto Sobral Novo Centro". Também foi apresentado o Sitrans: arrojado projeto de transporte urbano, que vai complementar o serviço a ser oferecido, em breve, pelo VLT em Sobral.

Participaram da entrega dos equipamentos a Secretária da Saúde, Mônica Souza Lima e João Lourenço Portela, Coordenador do SINE/IDT.