Projeto Horta Comunitária realiza curso para grupo de idosos do Dom Expedito


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri), realizou, nesta segunda, 25 de novembro, com o grupo de Idosos do bairro Dom Expedito, no CRAS Mimi Marinho, a primeira etapa do curso para implantação de hortas comunitárias.

Com a participação de 30 idosos, o curso tem o objetivo de fornecer conhecimentos básicos para a criação de uma horta comunitária nos jardins do CRAS de forma a proporcionar aos usuários que se encontram em situação de vulnerabilidade social a complementação de uma alimentação que seja mais saudável além de estimular hábitos alimentares saudáveis, fortalecer o convívio comunitário, exercitar a cooperação e o trabalho em equipe, favorecer a aquisição de novos conhecimentos técnicos de plantio e manejo incentivando os participantes ao cultivo da horta em suas residências.

O curso foi ministrado pela técnica da Seagri e coordenadora do projeto, Sueline Cavalcante Chaves, com o apoio do assistente social e coordenador do grupo, Emannuel David Lima, acompanhado pela pedagoga e Coordenadora do CRAS, Maria do Livramento Albuquerque.

O projeto da horta comunitária é considerado também um espaço onde há possibilidade de realização de atividades físicas que, associadas às atividades de cultivo, possibilitam aos idosos um maior desempenho de suas atividades de vida diárias, a prática da boa saúde e valorização pessoal.

O projeto terá prosseguimento com a execução de sua segunda etapa com o levantamento dos canteiros e a semeadura das hortaliças. Saiba mais: (88) 3611-5835.