Secretaria de Saúde faz campanha de conscientização sobre hanseníase


Para alertar sobre sintomas e tratamento, uma equipe do Posto de Saúde do Novo Recanto realizou, nessa terça-feira (28/01), uma panfletagem de conscientização sobre a hanseníase com a população do bairro.


Na ocasião a gerente da unidade de sáude, Ortuleide, esclareceu sobre a doença infecciosa, que tem evolução crônica e é causada pela Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. “É necessária a mobilização da sociedade, consciência e o empenho de cada um para eliminar a hanseníase,” explica.


A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois ela pode ser tratada e curada. Os sinais e sintomas da hanseníase estão localizados principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, nas costas, nas nádegas e nas pernas.

Conheça os sinais e sintomas mais comuns da hanseníase:
· Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo;

· Área de pele seca e com falta de suor;

· Área da pele com queda de pêlos, mais especialmente nas sobrancelhas.

· Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade ao toque, calor ou dor). Neste caso, pode ocorrer de uma pessoa se queimar no fogão e nem perceber, indo verificar a lesão avermelhada da queimadura na pele mais tarde.

· Parestesias (sensação de formigamento na pele, principalmente, das mãos e dos pés).

· Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.

· Edema ou inchaço de mãos e pés.

· Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

· Úlceras de pernas e pés.

· Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.