Prefeito Veveu inaugura o 1º Colégio Sobralense de Tempo Integral

Prestigiaram a Solenidade o ex-ministro Leônidas Cristino, o deputado Ivo Gomes,  a secretária estadual de educação e 1ª dama, Izolda Cela, vereadores e secretários de Sobral, além de prefeitos da Região.

Na sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014, os moradores do Conjunto Santo Antônio, Parque Santa Clara, e de outros bairros da cidade, se reuniram para um momento histórico na educação do município: a inauguração do 1º Colégio Sobralense de Tempo Integral, denominado Maria Dorilene Arruda Aragão.

A homenageada, chamada carinhosamente de “professora Leninha”, tinha o respeito e admiração de pais e alunos sobralenses pelo exemplo de mãe, mulher e educadora que foi durante muitos anos. Maria Dorilene, formada em pedagogia, fundou em 1980 a Escolinha da Paz, de ensino infantil, cujo lema era “Educando com Amor e na Fé”.

Foi ao lado do secretário da Educação Julio Cesar Alexandre, da primeira Dama de Sobral e secretária da Educação do Estado, Izolda Cela (representando o governador Cid), do Secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, de Leônidas Cristino, ex-ministro dos Portos, do presidente da Câmara de Sobral, Itamar Ribeiro, e de familiares da homenageada, que o prefeito Veveu citou este, como “um momento histórico para a educação de nossas crianças. Aqui, nossos estudantes vão ter um cuidado integral, com boa parte de seu dia dedicado ao aprendizado, num projeto chamado Escola Aprender Melhor, que tem revolucionado a estrutura de nossas escolas. Cuidem desse bem, porque ele é de responsabilidade de todos”, reforçou.



A irmã da homenageada, Maria da Paz Arruda Aragão, que recebeu flores do Prefeito Veveu, fez uso da palavra lembrando o histórico profissional de Dona Leninha, falecida num acidente automobilístico há cerca de 12 anos.

Após o corte da fita simbólica e descerramento da placa da Escola, os presentes assistiram a uma apresentação cultural do coral formado por 40 alunos da Escola Paulo Aragão. As instalações foram abençoadas pelo Pe. Júnior, que representou o Bispo da Diocese de Sobral, Dom Odelir Magri.


O Prefeito Veveu, ao lado de convidados, moradores e demais presentes, seguiu em visita às instalações da primeira de 17 escolas desse modelo, que vão revolucionar a prática do ensino no município. O Colégio Sobralense conta com estrutura diferenciada com laboratórios, salas de aula, administração, biblioteca, sala multimídia, bloco do recreio (cozinha, despensa, banheiros, vestiários, armários para os alunos guardarem seus pertences e espaços de descanso após o almoço), quadra poliesportiva e anfiteatro.

Nessa semana, de 24 a 28 de fevereiro, os 500 alunos que estudarão nessa nova escola serão acolhidos, junto com funcionários e pais, por jovens protagonistas alunos das escolas Profissionalizantes Dom Walfrido e Lysia Pimentel e, ainda, de Recife, cidade onde o projeto de Educação em Tempo Integral foi criado pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), parceiro da Prefeitura de Sobral na implantação do modelo no Município.

Após a visita, a festa de inauguração seguiu com o show do Grupo Raça Negra. Participaram, ainda, desse momento histórico, todos os vereadores de Sobral, secretários municipais, prefeitos de municípios da Região, e o diretor da nova Escola, Pedro Grandson.


Confira a galeria de fotos:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.596876850398243.1073741864.260362084049723&type=1