Prefeitura de Sobral entrega Selo de Acessibilidade 2013- Padrão Prata
Na próxima quinta-feira (27), a Prefeitura de Sobral fará a entrega do Selo de Acessibilidade (Padrão Prata)- 2013 a 9 instituições que se tornaram exemplo na luta pela acessibilidade no município. Todas têm promovido a quebra de barreiras, não apenas arquitetônicas, mas sociais. São elas: Banco do Brasil, Itaú, Centro de Ciências da Saúde (CCS)- UVA, Escola Educar Sesc, Faculdades Inta, Embrapa Caprinos e Ovinos, Escola Profissionalizante Lysia Pimentel, Hospital Regional Norte, e Pinheiro Supermercado.
No ano passado, 4 empresas foram as primeiras reconhecidas com o Selo, como inclusivas em Sobral. São elas: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Reabilitação de Sobral, Banco Bradesco (Agência Princesa do Norte) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
Durante a entrega do primeiro Selo, que agraciou as empresas que se destacaram em 2012, o Prefeito Veveu afirmou que, "com a entrega do Selo de Acessibilidade, Sobral caminha para a construção de uma cidade mais inclusiva e justa. Todos os novos prédios públicos que estão sendo construídos, são acessíveis, e mesmo os antigos, estão sendo adaptados. O Município também tem garantido total apoio ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência".
A entrega do selo da Acessibilidade-2013, contará com a presença do artista plástico Daniel Ferreira, que pinta com os pés e a boca.
O Selo foi criado em dezembro de 2011, através da Lei Municipal nº 1.070, proposta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e apresentada na Câmara pelo Vereador Paulo Vasconcelos.
Todas as 13 instituições agraciadas foram visitadas por uma comissão, que as avaliou de acordo com o que determina a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e as normas da lei de criação do selo.
De acordo com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Lysia Mont’Alverne, o objetivo do selo é “estimular as empresas a melhorarem a acessibilidade das pessoas com deficiência, que é entendida não apenas como a física, mas também acessibilidade ao mercado de trabalho, à escola, à cultura, ao lazer.”
A solenidade de entrega da II Edição do Selo de Acessibilidade- Padrão Prata 2013, será realizada nessa quinta-feira (27), no Centro de Convenções de Sobral, às 19h.