Pesquisa VIVA Inquérito 2014
Sobral participará do Inquérito Nacional de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde
A Secretaria da Saúde de Sobral promoveu, nos dias 22 e 25 de agosto, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), capacitação para universitários que irão atuar no Inquérito Nacional de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA Inquérito 2014). OS dados e informações geradas no VIVA Inquérito 2014 irão subsidiar políticas em saúde pública direcionadas a estes agravos, buscando preveni-los.
O VIVA Inquérito 2014 é uma pesquisa promovida pelo Ministério da Saúde, que será realizada, de 1º a 30 de setembro em 29 cidades do Brasil, capitais e principais Municípios. No Ceará, a pesquisa será realizada em Fortaleza e Sobral. Desde 2006 a pesquisa é realizada bianualmente e nela se enquadram todos os tipos de violência, desde violência doméstica, agressões, maus tratos, até afogamento, queimaduras, acidentes de trânsito, homicídios e suicídios.
Acadêmicos dos cursos de Enfermagem da UVA e de Medicina da Universidade Federal do Ceará, admitidos por meio de Seleção Pública da Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral Visconde de Sabóia, receberão bolsa do Fundo Nacional de Saúde para realizar as pesquisas na Urgência e Emergência do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, durante 30 dias, 24h por dia, divididos em plantões de 6h.
No Brasil, violências e acidentes são a 3ª causa de morte entre crianças (de 0 a 9 anos de idade) e 1ª entre a população jovem e adulta (de 10 a 39 anos de idade).