Prefeito Veveu fala a 575 alunos do PRONATEC durante Aula inaugural

O Prefeito Veveu participou, nesta quarta-feira, 27 de agosto, da aula inaugural para 575 alunos de 35 cursos do Programa Nacional do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O evento foi realizado no Centro de Convenções de Sobral.

A oferta de cursos de qualificação profissional para os sobralenses tem trazido bons resultados para o Município. “Dos 5.570 municípios do Brasil, Sobral é o 26º que mais gerou empregos com carteira assinada em 2013, graças ao PRONATEC e outros cursos de formação de mão de obra. Também ao nosso esforço para fortalecer a agricultara familiar em Sobral, fortalecer as empresas já instaladas aqui e a busca por novas empresas para o nosso Município”, disse o Prefeito aos estudantes.

Desde 2012, Sobral já matriculou no PRONATEC, 4.667 alunos e ficou em 1º lugar, no Ceará, ultrapassando inclusive Fortaleza e conquistando o 36º lugar no Brasil. “Isso é resultado de um trabalho intenso que une políticas públicas sociais de emprego e inclusão produtiva”, disse o Prefeito.

Iniciaram as atividades, alunos de 35 turmas dos cursos de agente comunitário de saúde; agente de alimentação escolar; eletricista instalador predial de baixa tensão; inglês básico; camareira em meios de hospedagem; massagista; auxiliar de cozinha; garçom; recepcionista em serviços de saúde; recepcionista em meios de hospedagem; organizador de eventos; cabeleireiro assistente; copeiro; atendente de lanchonete; auxiliar administrativo; instalador de sistemas eletrônicos de segurança; salgadeiro; pedreiro; padeiro; aplicador de revestimento cerâmico; pintor; eletricista industrial; ajustador mecânico; lubrificador industrial; soldador do processo tig em aço; soldador no processo eletrodo revestido aços carbono e baixa liga e soldador no processo MIG/MAG.


O Pronatec é um Programa do Governo Federal de cursos de formação inicial e continuada, gratuitos, para inclusão produtiva de trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda com idade entre 16 e 59 anos.

Em Sobral, os cursos são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza e realizados nas Unidades do SENAC, SEST/SENAT, SESC e SENAI, Sebrae, Sine/IDT, em Associações Comunitárias, nos CRAS, no CREAS, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no Restaurante Popular, no Tiro de Guerra e na Agência de Inclusão Produtiva.

A solenidade contou, ainda, com a presença da Secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, Valdizia Ribeiro, do gerente do Senai de Sobral, Marcos Medeiros, do Coordenador do Sine/IDT, João Portela, da Supervidora do SENAC de Sobral, Socorro Braga, do Prefeito de Marau (SC), Josué Longo, e do Secretário de Educação daquele município, Marciano Aguirre, que vieram conhecer o trabalho desenvolvido em Sobral.