Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Sobral

Comitê Intersetorial para Gestão de Resíduos Sólidos do Município conclui primeira fase do Plano, com elaboração de diagnóstico

Comitê para Gestão de Resíduos Sólidos é formado por representantes da AMMA e de diversas secretarias municipais.

O Comitê Intersetorial para Gestão de Resíduos Sólidos de Sobral concluiu o diagnóstico sobre a situação atual do Município em relação às exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, destacando, entre vários aspectos, as fontes geradoras, a forma de tratamento e destinação dos resíduos produzidos em todo o território municipal. Essa constitui a primeira etapa de trabalhos da elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). O Plano, uma vez elaborado e implementado, deverá atender ao que determina a Lei Federal Nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Por meio desse diagnóstico foi possível observar que as secretarias municipais já vêm desenvolvendo algumas ações, previstas na Lei Federal de Resíduos Sólidos, mas que precisam ser organizadas para funcionarem de maneira integrada”, explica o coordenador de elaboração do PGIRS, Joselito Silveira.


A próxima atividade do Comitê Intersetorial para Gestão de Resíduos Sólidos de Sobral será a definição de diretrizes e ações futuras para a concretização do Plano de Resíduos Sólidos. “As pessoas devem colaborar com sugestões para a elaboração desse Plano, que deve ser concluído e apresentado, em Audiência Pública, em meados de novembro” afirma Joselito.


Os interessados podem entrar em contato com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Sobral (amma@sobral.ce.gov.br); Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (seconv@sobral.ce.gov.br), Ouvidoria Municipal (ouvidoria@sobral.ce.gov.br) e com o coordenador de elaboração do PGIRS (joselito.silveira@sobral.ce.gov.br).

Leia AQUI o documento do Comitê Intersetorial para Gestão de Resíduos Sólidos de Sobral