Prefeitura de Sobral realiza seminário sobre projeto de reflorestamento


A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária promoveu, na terça-feira (27), o Seminário Ouro Verde. O objetivo do evento, realizado no auditório da Prefeitura, foi discutir a viabilidade da implantação do projeto Ouro Verde em Sobral, que visa o reflorestamento do semiárido com o cultivo do mogno, cedro e ipê. 

“Foi o momento de sensibilizar e medir se o produtor tem interesse no projeto. Vamos formar uma equipe técnica de discussão de viabilidade e também vamos discutir com o Prefeito a proposta para que possamos implantá-la em Sobral”, explicou a secretária de agricultura e pecuária, Luiza Barreto. 

O seminário contou com a parceria da Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobral, Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC), Instituto de Desenvolvimento de Tecnologias Agropecuárias e Recursos Hídricos (IDETAGRO) e Fundação Terra; e reuniu representantes da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Sobral; e representantes dos municípios de Forquilha; Groaíras e Hidrolândia.

Projeto Ouro Verde

O Projeto Ouro Verde visa a criação de uma floresta com o plantio de espécies nobres como o mogno, cedro e ipê, que futuramente darão condição aos agricultores de terem boa rentabilidade. No Ceará, em 25 municípios já existem pequenos plantios, mas Sobral será pioneira na plantação de forma organizada.

Segundo o idealizado do projeto, Henrique Aragão, o projeto se baseia no tripé da sustentabilidade. “É ecologicamente correto porque está criando uma floresta e mudando o meio ambiente para melhor. É financeiramente viável porque vai dar condição de ter rentabilidade no futuro com a floresta que está sendo plantada. E é socialmente justo porque está atendendo pessoas da agricultura familiar, que não teriam condições de ter um retorno financeiro como o que o mogno dará para eles no futuro”.