Prefeitura promove oficina de incubação com grupo de catadores de Sobral


Como encaminhamento do Seminário “A Economia Solidária no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos”, a Prefeitura de Sobral promoveu, no último dia 21 de janeiro, a 1ª Oficina de Incubação do Grupo de Catadores materiais recicláveis de Sobral, na Casa da Economia Solidária.

O objetivo foi fomentar a organização de um grupo de catadores de materiais recicláveis em Sobral, na perspectiva de prover a incubação do Empreendimento Econômico Solidário e, no médio prazo, a criação da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Sobral, melhorando as condições de trabalho, renda e vida de cada um.

O grupo terá o apoio do Projeto Gente Solidária, que visa a superação da extrema pobreza por meio da geração de trabalho e renda em iniciativas econômicas solidárias. Para um dos catadores que é acompanhado pelo Centro Pop, Eliésio Silva, “daqui pra frente é reciclagem! E a ideia é essa, é realmente lapidar esses talentos, porque cada um daqui tem talento de verdade”. 

Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, a reunião também contou com a participação de Joselito Silveira, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; e representantes do Centro Pop, Embrapa, IFCE e do Projeto Tô na Área.