Sobral é segundo município do País a lançar uma plataforma digital de gestão cultural


A solenidade de lançamento da plataforma Sobral Cultura, realizada na última quinta-feira (29), lotou o Theatro São João. Autoridades, formadores de opinião e representantes dos diversos segmentos da cultura de Sobral se reuniram para a apresentação da ferramenta que proporciona uma gestão mais próxima e efetiva das iniciativas culturais do Município.

Seguindo o exemplo de São Paulo, o Sobral Cultura tem como objetivo reunir informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais por meio de uma ferramenta colaborativa, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais da cidade.

As discussões para criação da plataforma tiveram início em 2013, quando agentes de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para debater a elaboração de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Dessa iniciativa surgiu Mapas Culturais, um software livre que permite o aprimoramento da gestão cultural dos municípios e estados e que pode ser adotado gratuitamente por qualquer cidade ou estado.

A plataforma Sobral Cultura é fruto da parceria entre a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretária da Cultura e do Turismo, e o Instituto TIM.