Atendimento descentralizado melhora a vida de moradores do Conjunto Santo Antônio


Todas as terças-feiras, a equipe do Centro de Saúde da Família (CSF) Dom Expedito se desloca até o Conjunto Santo Antônio para levar atendimentos humanizados a população da região. O serviço descentralizado é direcionado, principalmente, para portadores de hipertensão e/ou diabetes, facilitando o acesso dos pacientes ao serviço de saúde. “Temos as barreiras geográficas do Santo Antônio ao Dom Expedito, os idosos muitas vezes tinham essa dificuldade, não compareciam as consultas devido à distância e a temperatura, então para facilitar e dar um melhor acompanhamento, nós realizamos uma agenda invertida onde a equipe vai até a comunidade”, explicou a gerente do CSF Dom Expedito, Mary Jane Linhares.

Consultas de enfermagem, encaminhamentos, verificação de pressão, peso e glicemia são alguns dos serviços ofertados, além das ações educativas, que visam a prevenção de doenças. Profissionais do NASF e da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, realizam semanalmente palestras sobre um tema diferente. O combate ao mosquito aedes aegypti foi o último assunto abordado.

A ação, que acontece a partir das 7h, na sede da Associação Complexo Monsenhor Aluísio Pinto (ACOMAP), conta com a participação indispensável dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do bairro, que atuam na mobilizam da população, que comemora a criação do serviço, “esse atendimento perto da gente melhorou nossa vida, agora a saúde está de parabéns”, afirmou Maria Cecília Marques, moradora do Conjunto.