Medidas administrativas da Prefeitura de Sobral garantem construção de novo aeroporto no Município


No último dia 16 de março, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República enviou um ofício destinado à Prefeitura de Sobral, na pessoa do Prefeito Veveu Arruda, confirmando o andamento do processo burocrático que antecede a construção do novo aeroporto de Sobral. “A Aviação regional é indispensável a um país de dimensões continentais como o Brasil e, por este motivo, constitui-se em projeto de alta prioridade para nosso governo”, esclarece o documento assinado pelo ministro Eliseu Padilha.

O documento da Secretaria de Aviação Civil foi uma resposta ao compromisso assumido pelo Prefeito de desapropriar a área para a construção do novo terminal. “Tão logo seja aprovado por essa secretaria o Estudo de Viabilidade Técnica da Área do Sítio Aeroportuário, adotaremos todas as medidas administrativas cabíveis e pertinentes previstas em lei para concretizarmos a efetivação da plena desapropriação”, enfatizou Veveu Arruda no termo de compromisso.

A construção do novo terminal aeroportuário em Sobral irá beneficiar cerca de 1,5 milhões de pessoas, número referente à população de todos os municípios da Região Norte do Estado. Por conta disto, Veveu Arruda vem trabalhando há dois anos para concretizar esse projeto.  Além de garantir a desapropriação do terreno, o gestor municipal vem participando de audiências na Secretaria de Aviação Civil, em Brasília. Todo esse trabalho é feito em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio do Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão responsável pelos aeroportos cearenses.