Governo do Estado inaugura Polo do Projeto Corredores Digitais em Sobral
O Governo do Estado e a Prefeitura de Sobral inauguraram, nesta quarta-feira (27), o Polo Sobral do Projeto Corredores Digitais, no Centro de Convenções. Sob a coordenação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em parceria com a Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), o Projeto Corredores Digitais qualifica e gera oportunidades de negócios na área de Tecnologias da Informação e Comunicação para jovens. “O Corredores Digitais já foi premiado nacionalmente pela forma como apoia a iniciativa de jovens empreendedores e a ideia é que o projeto seja ampliado”, disse o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, parabenizando os jovens empreendedores.
Para o vice-prefeito Carlos Hilton Soares, “os jovens apresentaram ideias maravilhosas. Nós temos gênios da informática que precisam ter as ideias fermentadas pelas iniciativas públicas e privadas. Esse momento é indiscutivelmente um passo acelerado catalisador desse processo de desenvolvimento da tecnologia de informação”.
A titular da STDE, Daniela Costa, destacou que Sobral vive uma ambiência positiva “temos uma população eminentemente jovem, economicamente ativa e somos um polo universitário. Portanto temos todo o potencial e suporte para que a nossa juventude possam prosperar e deixar o município cada vez mais desenvolvido. Em parceria com a Universidade queremos lançar no segundo semestre novos editais para que a gente possa triplicar nossas startups e possam gerar novos empregos e novos empreendimentos para nossa gente”.
O Projeto Corredores Digitais beneficia 20 jovens empreendedores, em Sobral, com capacitação em gestão empresarial e apoio à criação e consolidação de 4 empresas inovadoras, que desenvolvem aplicativos móveis com soluções para facilitar a vida das pessoas são elas: Minha República, focada no gerenciamento de repúblicas, organizando gastos e tarefas dos universitários; Flash Pedidos, aplicativo para pedidos de comida por delivery; VagAki, plataforma web e mobile que localiza a vaga mais próxima do usuário; e MyPetTools, aplicativo que auxilia nos cuidados com animais de estimação, como alimentação, vacinação, atividades e dicas de saúde.
Os aplicativos estão em desenvolvimento e devem ser lançado no mercado até julho. Durante 12 meses, as startups ficam em incubação, metodologia que ampara o nascimento de empresas, com acompanhamento de consultores e toda infraestrutura, com escritório na sala europa do Centro de Convenções, para desenvolvimento dos seus produtos.
Participaram da solenidade, o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho; o vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares; a secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do município, Daniela Costa; a vice-reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Izabelle Mont’Alverne; a diretora da Faculdade Luciano Feijão, Isabel de Aguiar; o coordenador de Juventude, Igor Bezerra; além de jovens.