Segurança alimentar e nutricional é tema de conferência promovida pelo Consea


Ampliar e fortalecer os compromissos políticos na promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito à alimentação adequada e saudável. Foi com esse objetivo que, na manhã da última quarta-feira (27), aconteceu a V Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sobral.

O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Sobral, contou com a participação de representantes de órgãos civis e governamentais, na busca de uma maior participação social e a gestão intersetorial na política e nos planos de segurança alimentar e nutricional.

A preocupação com segurança alimentar e nutricional chega a ser, como destacou o secretário adjunto de Saúde de Sobral, Ivan Júnior, uma condição de saúde pública. “Nos últimos anos, à medida que a população aumentou a sua renda, aumentou também o número de casos de obesidade no país. Assim como o cuidado com a dengue, a alimentação é uma condição de autocuidado, de perceber o quê é importante para minha vida”. 

Para o vice-prefeito Carlos Hilton, a questão passa pelo tema da educação, sendo relevante o trabalho feito desde a infância. “Nós temos que ter o processo de educação alimentar. Para você envelhecer saudável, você tem que ter vivido saudável. Tudo passa por um processo de educação desde o começo da vida. É por isso que temos que trabalhar de uma forma progressiva, direta junto às crianças nas escolas públicas e particulares e nisso nós temos que insistir”, concluiu.