Seminário discute ações para combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Contando com a participação de entidades públicas e privadas, aconteceu nesta quinta-feira (28), o Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Sobral. “O objetivo é tornar a sociedade cada vez mais consciente quanto ao assunto e a necessidade de se denunciar quando se tiver um mínimo de suspeita”, explica a coordenadora do Creas, Nara Mota.

O evento foi resultado de uma campanha realizada pelo Creas no Município de Sobral durante todo o mês de maio, levando palestras a escolas da rede pública e privada, faculdades e nos Centros de Referência de Assistência Social de Sobral, num total de 27 atividades para um público de mais de 800 pessoas.

“O que fazer quando se identifica no seu bairro, no seu território uma situação de violência e abuso contra criança e adolescente. Esse é o objetivo de nossa campanha”, explica Nara. “Não vamos desistir, vamos continuar trabalhando e batendo nesta tecla quantas vezes forem preciso, a fim de diminuir as ocorrências destes casos e uma maior responsabilização da sociedade civil. Acredito que esse movimento é crescente”, concluiu.

Quebrando o Silêncio


Um dos palestrantes, o pastor Paulo Henrique, apresentou campanha de conscientização e prevenção realizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em toda a América do Sul. “A campanha ‘Quebrando o Silêncio’, busca não só indicar os meios de denúncia, mas trabalha pela estruturação da família como o meio de estruturar a sociedade”.

O tema da campanha logo foi incorporado à fala dos outros participantes como a delegada da mulher Penélope Góes, que destacou a importância de “trabalhar a família, porque se minha família é ajustada ela também agrega as que não são. Quebrar o silêncio parte desse momento em que estamos agora, falando, propondo o que fazer e como podemos ajudar”, afirmou ela.