III Agrocafé estimula juventude a empreender e inovar no campo
Na manhã da quinta-feira (30), aconteceu o III Agrocafé, um espaço dedicado à discussão de temáticas da agricultura e da pecuária, apresentando novas tecnologias, informações técnicas e políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e para o agronegócio.
Nesta edição, o evento realizado pela Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) de Sobral tratou das ‘Perspectivas para o agronegócio: a sucessão da família rural’, com a consultora do Sebrae e professora das Faculdades Luciano Feijão, Tereza Mota. Para ela, o evento se tornou rico pelo fato de conseguir reunir diferentes instituições em torno do tema, além da diversidade do público, que contou com alunos de cursos técnicos e superiores na área da agropecuária.
“Inovação não se faz sem essa formação diversificada, em todos os níveis”, afirmou a palestrante. “Mostrar pra esses jovens que o agronegócio e, sobretudo, a sucessão familiar é muito mais que repetir o que os pais fizeram, mas conservar o que os pais fizeram, inovando”, concluiu.
“É muito bom saber que o agronegócio está sendo apresentado de forma clara para os jovens, como nos cursos técnicos”, disse a aluna de zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ana Milena Lima. “É bom saber que está havendo esta junção, órgãos governamentais e juventude. Saber sobre o incremento dado aos jovens para a sua permanência no campo”, concluiu.
“A Seagri está de portas abertas para ajudar os jovens a desenvolverem as suas ideias em projetos viáveis”, declarou a titular da Secretaria, Luiza Barreto. “Dispomos de vários técnicos que podem ajudar a desenvolver esses projetos e nós da Seagri, vamos buscar parcerias para tornar o projeto viável. O importante é que eles possam vislumbrar as perspectivas de futuro e empreenderem a partir das iniciativas próprias”.
Até o final deste ano, a Seagri realizará mais quatro edições do Agrocafé, levando a discussão da agropecuária para mais perto da juventude empreendedora da região. O Agrocafé acontece em parceria com a Coordenadoria da Juventude de Sobral, Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará (Fajece), a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conajeagro), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o Sebrae.