Selo Unicef | Prefeitura de Sobral promove oficinas de formação para jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes
Como parte das ações estratégicas do Selo UNICEF 2013-2016, a Prefeitura de Sobral está promovendo 11 oficinas para discutir aspectos da vida do adolescente. Nesta quinta-feira (30), os jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) participaram de oficina com o tema 'Desenvolver o autoconhecimento, a autoestima e autoconfiança', realizada na Estação Juventude Novo Recanto.
Com o apoio da Coordenadoria da Juventude e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, a oficina contou com a participação de 30 adolescentes, da professora Elivia Camurça, e de alunas do curso de psicologia da Faculdade Luciano Feijão e Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Já foram realizadas duas oficinas abordando os temas “Adotar atitude de respeito à diversidade” e “Conhecer e reivindicar seus direitos e assumir responsabilidades”.
Ainda serão trabalhados os seguintes temas: 'Desenvolver o Pensamento Analítico', 'Saber prevenir-se de doenças e proteger os outros e a si mesmo das DST e do HIV/Aids', 'Desenvolver preferências estéticas e sensibilidade cultural e artística', 'Adotar atitude ambiental responsável', 'Desenvolver seus talentos e adquirir aptidões profissionais', 'Estabelecer relações afetivas e sustentáveis no âmbito da família e da comunidade', 'Utilizar novas tecnologias da informação, comunicação e ter uma visão crítica da mídia' e 'Identificar quando os outros precisam de ajuda e desenvolver atitude de solidariedade'.
Formado por adolescentes entre 12 e 17 anos, o NUCA é uma das ações recomendadas pelo UNICEF aos municípios participantes do Selo Unicef Edição 2013-2016, como estratégia para estimular a participação de adolescentes, mobilizando-os para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e para a superação de desigualdades e violações de direitos.