Durante Seminário | Economia Solidária é discutida como medida para superar crise econômica
Na noite da última quarta-feira (26), mais de 400 pessoas participaram do I Seminário da Economia Solidária. O encontro, realizado no Centro de Educação à Distância (CED), contou com a presença do secretário Nacional da Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), professor Paul Singer, uma das maiores referências internacionais da economia solidária.
Em seu posicionamento, Singer defendeu a economia solidária como uma estratégia de inclusão socioprodutiva para se “ter uma economia mais justa e respeitosa com o ser humano. O capitalismo nos dá todos os motivos para fazermos economia solidária. A ideia fundamental da economia solidária é que as pessoas sejam felizes, podendo, através do trabalho, se organizar em nível de total igualdade, na há competição”, concluiu.
Representando o prefeito Veveu Arruda, o vice prefeito, Carlos Hilton, ressaltou a importância do evento para o crescimento da economia solidária no Município. “Sobral veste a camisa da economia solidária. A vinda do professor Paul, com certeza, vai capitalizar e aumentar o sentido dos que estão dentro do projeto, já emancipados e vivendo com dignidade, conquistando seu espaço e tendo uma sintonia harmônica com o meio capitalista”, destacou.
Ao todo, 19 empreendimentos ligados ao Programa Gente Solidária estão em atividade em Sobral. Os projetos desenvolvidos em áreas produtivas como artesanato, gastronomia, reciclagem e agricultura familiar, beneficiam moradores da sede e dos distritos de Aracatiaçu, Jaibaras e Taperuaba.
Gente Solidária