Projeto 'Gente Solidária' beneficia mais de mil famílias sobralenses

Para avaliar o andamento do Projeto Gente Solidária, o prefeito Veveu Arruda recebeu, em seu gabinete, na última terça-feira (29), as consultoras do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Conceição Faheina e Elza Braga, acompanhadas da vereadora Christiane Coelho, da secretária de Desenvolvimento Social e Combate a Extrema Pobreza, Valdízia Ribeiro, e da coordenadora do Projeto Gente Solidária, Margarida Melo.

“O desenvolvimento do projeto Gente Solidária em Sobral é exemplar. Apresentamos no Ministério do Trabalho, em Brasília, e os técnicos ficaram encantados porque estamos tendo muito êxito. Estamos trabalhando de forma pedagógica para que os empreendimentos cresçam e se insiram no mundo do trabalho, através das atividades que desenvolvem”, avaliou Elza Braga do IADH.

De acordo com o Prefeito de Sobral, “a economia solidária em Sobral tem avançado, desde que se estruturou o projeto Gente Solidária, atendendo pessoas em situação de extrema pobreza. Está sendo fortalecido um ponto de finanças, que será uma unidade de apoio financeiro, onde os grupos irão formar um fundo para garantir a sustentabilidade financeira do grupo financeiro”.


Lei da Economia Solidária

A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou projeto de lei encaminhado pelo prefeito Veveu, que institui a Lei da Economia Solidária em Sobral. “É um passo importante para consolidação da economia solidária como política pública no município para garantir a continuidade desse trabalho”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Valdízia Ribeiro.

Atualmente, 20 empreendimentos solidários com grupos de catadores, artesãos, profissionais de gastronomia, agricultores familiares e flanelinhas, beneficiam moradores da sede e dos distritos de Aracatiaçu, Jaibaras e Taperuaba. Voltado para pessoas em situação de extrema pobreza, o Projeto Gente Solidária tem ajudado a mais de mil famílias a superarem esta situação. O Gente Solidária conta com a consultoria do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), e oferece suporte técnico e financeiro a empreendimento solidários, além de facilitar a comercialização das mercadorias produzidas pelos grupos.