Em Sobral | I Conferência Regional Unificada dos Direitos Humanos, LGBT e Mulheres reuniu cerca de 200 jovens
No último sábado (24), o Centro de Educação à Distância do Ceará (CED) foi palco da I Conferência Regional Unificada dos Direitos Humanos, LGBT e Mulheres, que reuniu cerca de 200 jovens em Sobral. O encontro, que teve como objetivo fornecer subsídios para a elaboração do Plano Estadual de Direitos Humanos, marcou o início das conferências regionais que também acontecerão em Itapipoca, Crato, Redenção, Aracati e Fortaleza. Além disso, o encontro realizou a eleição dos delegados que irão participar da Conferência Estadual de Direitos Humanos em Fortaleza, quando serão defendidas propostas pautadas nos encontros regionais.
“Durante o encontro foram feitos grupos de trabalho, divididos pelos segmentos Direitos Humanos, Mulheres e LGBT e em cada um deles foram discutidas propostas relativas a cada política pública, como Afirmação e Fortalecimento da Democracia; Políticas Intersetoriais, Pacto Federativo, Participação Social e Sistema Nacional de Promoção da Cidadania e Enfrentamento da Violência contra a população LGBT e Contribuição dos Conselhos de Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de Mulheres para a efetivação da Igualdade de Direitos e Oportunidades”, explicou o coordenador de Juventude de Sobral, Igor Bezerra.
Para o coordenador Especial dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, Demitri Cruz, Sobral possui uma dinâmica ativa de movimentos sociais, tendo assim grande importância no fortalecimento da pauta dos direitos humanos. "Temos o desafio de estabelecer relação e diálogo com todo o Estado do Ceará e acreditamos que a política pública de direitos humanos precisa dialogar mais, e através dessa aproximação possamos ter uma ação do Estado mais próxima da realidade das pessoas, por isso surgiu à ideia de realizar esse Projeto”, concluiu.
A conferência regional foi promovida pela Coordenadoria Especial dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para LGBT, vinculadas ao Gabinete do Governador, em conjunto com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, com apoio da Prefeitura de Sobral e do Centro de Educação à Distância do Ceará (CED).