BP Raio e Ciopaer iniciam atuação em Sobral e Região Norte

Solenidade de implantação dos batalhões reuniu população na Praça da Coluna da Hora, no Centro de Sobral, no sábado (24).


Sobral e Região Norte ganharam um importante reforço na política de segurança pública. No último sábado (24), o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela e o prefeito Veveu Arruda entregaram oficialmente a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar. A solenidade foi realizada na Praça da Coluna da Hora e acompanhada pela população, prefeitos da região e lideranças políticas, como o ex-governador Cid Gomes. Também compareceram ao evento, o secretário das Cidades, Lúcio Gomes; o presidente da Assembleia Legislativa,  Zezinho Albuquerque e o deputado federal Leônidas Cristino.



Durante a solenidade, o Governador falou da alegria de estar honrando um compromisso de campanha e anunciou um novo investimento para a segurança pública da Região Norte. “Em breve, nós também vamos implantar aqui o Batalhão de Divisas para cuidar das nossas fronteiras porque um dos grandes problemas da violência é o problema das drogas. Nós criamos o Pacto pelo Ceará Pacífico, que é um movimento em defesa da vida no Ceará para a gente transformar o Ceará, que é conhecido como Terra da Luz, em Terra da Paz. E nós não vamos medir esforços para que a gente possa diminuir a violência e garantir mais tranquilidade ao povo cearense”


O prefeito Veveu Arruda destacou a importância dos dois novos batalhões para a Região e os avanços em outras áreas que irão garantir uma Sobral mais pacífica. “Sabemos da importância do trabalho dos policiais, mas é necessário investimentos em outras áreas. Por isso, temos trabalhado intensamente para oferecer às nossas crianças, aos nossos jovens e adolescentes uma educação de qualidade. Reduzimos em cerca de 90% o número de famílias em situação de extrema pobreza; investimos em saúde, com atenção especial para nossas crianças, que fez com que alcançássemos o menor indicador de mortalidade infantil da história de Sobral (10,2); e construímos o maior projeto habitacional da história do Município, o Residencial Nova Caiçara, garantindo moradia digna para 15 mil pessoas”, comemorou Veveu.



Para a vice-governadora Izolda Cela, “nós precisamos nos unir com a meta de salvar vidas no nosso Estado do Ceará, mas só a segurança por si só não dá conta disso. Por isso, temos nos articulado para reforçar as políticas sociais porque a gente resolve a violência é com humanidade, com paz, com ação de compreensão e de ajuda. Essas equipes que começam a agir aqui na região têm a missão de agir com firmeza e com sentimento de cidadania e de respeito a cada cidadã e a cada cidadão”.


A solenidade contou ainda com demonstrações da equipe do Raio e sobrevoos da aeronave da Ciopaer. Em seguida, a comitiva se dirigiu ao Becco do Cotovelo, tradicional ponto de encontro dos sobralenses, que completava 173 anos. A agenda teve fim com a visita à base do Raio e da Ciopaer em Sobral, que funcionam no mesmo endereço, às margens do Aeroporto Virgílio Távora.

Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas

O BPRaio de Sobral conta com 53 profissionais, divididos em 8 equipes, 32 motos e duas viaturas. Dentro do projeto de interiorização do BPRaio, Sobral é o terceiro município do Estado do Ceará a receber equipes fixas do batalhão especializado no patrulhamento tático com motos, que já atua em Juazeiro do Norte e Fortaleza. Ainda serão beneficiados os municípios e regiões de Russas, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá, que irão receber Batalhões fixos.

Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas

A Ciopaer de Sobral conta com um helicóptero, exclusivo para atendimento no Interior Norte, uma equipe de tripulantes e uma de apoio ao solo. Essa estrutura permitirá ação permanente em 55 municípios da Região, o que representa uma população de cerca de 1,8 milhões de habitantes. A presença de uma aeronave em Sobral diminuirá o tempo de resposta tanto e ações ostensivas, de policiamento, quanto de salvamento.