Seminário sensibiliza agentes de endemias e agentes de saúde sobre hanseníase

O prefeito Veveu Arruda participou, nesta quinta-feira (26), do Seminário de Sensibilização da Hanseníase. Realizado no Centro de Convenções, o evento teve como objetivo mobilizar agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para identificar sinais da hanseníase e encaminhar casos suspeitos para as unidades de saúde do Município.

Em sua fala, o prefeito Veveu destacou que a saúde tem sido prioritária na sua gestão, com a ampliação da cobertura de saúde básica e a inauguração de 19 Centros de Saúde da Família, e estratégica para alcançar seu objetivo principal de erradicação da extrema pobreza. “Reduzimos 90% do número de famílias em situação de extrema pobreza; temos a melhor rede pública municipal de educação, segundo o Ministério da Educação; conseguimos chegar a menor taxa de mortalidade infantil da história do Município (8,9); e teremos uma atenção especial para investigar o problema da hanseníase entre nós”, afirmou Veveu.


A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, com manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, perda ou ausência de sensibilidade, formigamentos e inchaços nas mãos e pés. Ao notar um dos sintomas, o cidadão deve procurar a unidade de saúde do seu bairro. Sobral registrou 97,06% de cura no ano de 2014.

O evento também contou com a participação do vice-prefeito, Carlos Hilton Soares; da secretária da Saúde, Mônica Lima; do secretário adjunto da Saúde, Zezé Leal; da coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado do Ceará, Fátima Coimbra; da gerente da Vigilância Epidemiológica de Sobral, Sandra Flor; do coordenador do Mohan de Sobral, Jocilânio Neves.