Assentamento Casa Grande no distrito de Caracará receberá abatedouro de aves


A Prefeitura de Sobral e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) firmaram convênio para construção e instalação de um abatedouro de aves, em Sobral. O convênio foi assinado, na quarta-feira (23), pelo prefeito Veveu Arruda, em Fortaleza, acompanhado da secretária de Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto.


Com um investimento de R$343.801,29, o Abatedouro será construído no Assentamento Campo Grande, no Distrito de Caracará, com capacidade para abater 500 aves por dia, beneficiando cerca de 400 famílias de 11 assentamentos federais e cinco estaduais. “Estamos viabilizando um abate em equipamento certificado, garantindo um alimento de qualidade que terá a venda garantida para os Programas de Compras Governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos, que só neste ano comprou mais de 135 toneladas de alimentos do pequeno produtor familiar, sendo 10 toneladas de galinha caipira”, destacou o prefeito Veveu.

A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Sobral desenvolve o Programa de Apoio a Avicultura Caipira, que atende a 260 famílias com assistência técnica permanente, na parte tecnológica, na gestão da Unidade Produtiva Familiar e na organização dessas famílias para a criação de galinhas caipiras. Cada família produz, em média, 200 kg de galinha por mês. Todas essas ações visam garantir aos produtores rurais sustentabilidade econômica, oferecendo alternativas de convivência com o semiárido.