Fundação Demócrito Rocha e Prefeitura de Sobral promovem ‘Oficina de Convivência com o Semiárido’

Na última sexta-feira (18), a Fundação Demócrito Rocha (FDR), com o apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Sobral (Seagri) promoveu, no Auditório da Prefeitura, uma ‘Oficina de Convivência com o Semiárido’. Água, terra, clima, produção, educação e gestão foram os temas escolhidos para o encontro, assim como para compor a coleção de livros usada na disseminação das discussões em comunidades agrícolas, universidades e outras unidades de fomento.


Todos estes temas estão voltados para a convivência harmônica com o semiárido. O semiárido não é apenas seca. Há oportunidades, principalmente para aqueles que fazem a gestão hídrica dos mananciais, dos rios, dos poços”, explicou o representante da FDR e coordenador de conteúdo da coleção, João Martins. “a coleção foi pensada para se trabalhar uma educação contextualizada pensando nesta convivência harmoniosa com o semiárido”, concluiu.

Cada participante recebeu gratuitamente a coleção com seis livros e 6 DVDs com 30 minutos sobre os temas. O engenheiro João Suassuna, o professor José Borzacchiello, o professor Eduardo Sávio Martins, o engenheiro agrônomo Nicolas Arnaud Fabre, a economista Gema Gagani e o próprio João Martins são os autores dos livros da coleção.



O evento reuniu agricultores familiares, gestores, secretários de agricultura da região, representantes da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace), da Defesa Civil do Município, além de alunos e professores universitários.