FIA {oficina de artesãs} | Prefeitura de Sobral comemora sucesso do projeto de economia solidária

Para comemorar junto com as artesãs o sucesso do projeto de economia solidária FIA {oficina de artesãs}, a prefeitura de Sobral promoveu, na noite desta quarta-feira (27), no Buffet Dona Flor, uma bela festa com a presença do prefeito Veveu Arruda, da vice-governadora Izolda Cela, da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, Valdízia Ribeiro, e das artesãs sobralenses.

A vice-governadora Izolda Cela destacou que Sobral tem dado exemplo para o Brasil em várias áreas e garantiu apoio para a política de economia solidária do Município. “Sobral tem a condição de ser exemplo para que outros possam fazer coisas boas na economia solidária. Um sistema de produção tão bacana e que gera o desenvolvimento das pessoas porque não tem um patrão ganhando muito dinheiro e explorando. São produtos bonitos, de qualidade e que têm um valor agregado de pessoas que estão produzindo e com a possibilidade de se desenvolver”.

O prefeito Veveu Arruda afirmou que tem feito um esforço para dar robustez à economia, ampliar a base econômica e gerar emprego e renda, mas é insuficiente para alcançar aqueles setores que são mais frágeis economicamente. “Criamos esse programa de economia solidária que é inovador porque trabalha com grupos produtivos. São grupos de artesanato de palha, crochê, bordado, gastronomia, em áreas diversas e isso deu certo. Evoluímos e criamos o Fia, que é uma oficina para preparar o artesão e abrir portas de comercialização. Não apenas o feito na Casa da Economia Solidária, mas via internet. E foi uma coisa muito positiva porque gerou um espaço de negócio para as pessoas que antes não tinham”, comemorou.


Segundo a artesã Eufrázia Chaves, de Aracatiaçu, o projeto de economia solidária tem mudando a vida de muitas famílias. “Quando o Gente Solidária entrou na minha vida eu estava sem bolsa família, tinha acabado de perder meu pai e começaram as capacitações. Hoje posso dizer que eu e minha casa com cinco dependente vivemos único e exclusivamente de encomendas do Gente Solidária. Eu agradeço ao prefeito Veveu por nos apoiar nesse projeto e por tudo que ele tem feito pelo projeto Gente Solidária”.

A diretora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Silvana Parente, destacou que a economia solidária tem a característica de ser autogestionária e também promover o consumo consciente e sustentável. “Em Sobral nós tivemos uma política pública que deu sustentação a tudo que está acontecendo hoje e para isso nós apoiamos esses grupos identificando o potencial de trabalho, sua organização, capacitando para a gestão financeira do produto e apoiando os espaços de comercialização nas feiras, nas praças, eventos e na Casa da Economia Solidária”, explicou. 


A designer Celina Hissa, criadora da coleção, falou do processo de formação das artesãs em oficinas, criação da coleção, e comercialização dos produtos de forma inovadora, através do financiamento coletivo (crowdfunding). “Superamos em mais de R$10 mil a nossa meta de vendas e 50% das compras foram de consumidores do Ceará e 50% de outros estados do Brasil. Saímos em vários veículos locais, como Jornal O Povo, Diário do Nordeste e revistas nacionais, como a Elle Brasil, Bazar, L'Officiel!, InVoga, que nos trouxeram vários contatos”.

Desenvolvido desde 2013 pela Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), o Projeto Gente Solidária atua na formação contínua, fomentando o desenvolvimento de 19 empreendimentos solidários dos segmentos de artesanato, gastronomia, confecções, agricultura familiar, piscicultura, catadores de resíduos sólidos e serviços para a construção civil, oferecendo suporte técnico e financeiro aos mesmos, além de facilitar a comercialização das mercadorias produzidas por estes grupos, como forma de garantir a ampliação da renda.