Secretaria da Saúde promove Seminário de Sensibilização em Hanseníase
A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira (28), no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Seminário de Sensibilização em Hanseníase. O encontro teve início com a apresentação do quadro epidemiológico da hanseníase em Sobral, feita pela assessora técnica da Vigilância em Saúde, Socorro Carneiro. Ela fez um comparativo dos dados de 2014 e 2015 , avaliando o avanço na prevenção da doença.
Já a médica Irisdalva Pessoa atualizou os profissionais sobre o diagnóstico e tratamento da doença. Por fim, a fisioterapeuta Myrla Soares, falou sobre a prevenção de incapacidade em pacientes com hanseníase. O Seminário de Sensibilização em Hanseníase, foi realizado pela Vigilância Epidemiológica e contou com a presença do secretário adjunto da Saúde, José Leal, dentre enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Um segundo momento será realizado no próximo dia 3 de fevereiro, a partir das 9h, tendo como público alvo os médicos da Estratégia Saúde da Família. A reunião ocorrerá no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Os profissionais serão orientados sobre os sinais, sintomas e tratamento da doença, visando o diagnóstico precoce.
Doença
Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque são os principais sintomas da hanseníase. Saiba mais: (88) 3614-9039.