Como eliminar riscos de criação do mosquito na faxina do sábado



Depois de uma semana de trabalho, de estudos de segunda à sexta-feira, chega o esperado sábado. Dia de descanso, lazer e para muitos de deixar a casa em ordem. Com o mosquito Aedes aegypti cada vez mais perigoso, transmitindo além da dengue outras doenças, como a chikungunya e zika, a faxina para deixar a casa em ordem precisa incluir a limpeza em tudo que pode acumular água e servir de criadouros para o mosquito. Nada pode escapar da faxina para proteção da saúde da família. É preciso ficar de olho no jardim, varanda, banheiro, cozinha e quintal.

No jardim nada de cultivar plantas em jarros com água. Nos pratinhos é necessário colocar areia. O banheiro deve ter ralo nos esgotos e o sanitário sempre fechado. Na varanda, todo cuidado é pouco com as calhas, que devem ser mantidas limpas, livres das folhas de plantas e quaisquer sujeiras que podem facilitar o acúmulo de água. Se tiver vasilhas de alimentação dos cachorros não só trocar a água como lavá-las bem com sabão e esponja.


Na cozinha, em que ficar atento? A bandeja do gelágua pode acumular água. É necessário mantê-la limpa e seca. No quintal, há muitos riscos de proliferação do Aedes aegypti. Nunca deixar garrafas com a boca para cima. Aquele pneu velho esquecido no fundo do quintal deve ser retirado imediatamente e colocado em um local coberto para não acumular água, principalmente agora, com o período de chuvas no Ceará, até maio. A caixa d´água merece atenção especial. Antes de colocar tela para evitar a entrada dos mosquitos não esquecer de lavar bem todo o interior da caixa com esponja.

Terminada a faxina, nunca colocar o lixo coletado na calçada num depósito aberto. Sempre em saco plástico amarrado e somente nos dias da passagem do caminhão de coleta na sua rua. Se não for assim, o lixo se espalha, aumentando os riscos de proliferação do mosquito para todo mundo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Estado