II Seminário do Pacto pelo Ceará Pacífico é realizado em Sobral
O prefeito Veveu Arruda agradeceu ao Governo do Estado por ter a ideia de fazer o Ceará Pacífico. “É um desejo e sonho de todos nós, uma ação plural que envolve todos os segmentos sociais, econômicos, religiosos e culturais nessa tarefa de construir nos ambientes em que vivemos, trabalhamos e nos divertimos num lugar tranquilo, harmônico e saudável”, afirmou.
Segundo a vice-governadora, “Sobral hoje tem resultados muito importantes e destacados no cenário nacional na educação, um dos pilares da sociedade, além de uma das menores taxas de mortalidade infantil do Nordeste. São sinais de políticas estruturantes muito importantes. Mas o nosso desafio é seguir com um olhar comprometido com a redução das desigualdades e políticas importantes para construirmos uma sociedade pacífica”.
Como parte das ações de segurança pública do Ceará Pacífico em Sobral foi implantado o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), beneficiando toda a Região Norte. A comunidade dos bairros Vila União, Cidade José Euclides e do Residencial Nova Caiçara receberão ações como o reforço do policiamento ostensivo, uma polícia comunitária, uma base fixa da Polícia Militar, além de melhorias urbanísticas, na iluminação, pavimentação e projetos sociais que visem garantir oportunidades para a juventude.
Na ocasião, o Padre Hino Bonvini, fundador do Movimento de Saúde Mental Comunitária do bairro Bom Jardim, apresentou a Abordagem Sistêmica Comunitária e o fenômeno da violência. A secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes, apresentou o contexto urbanístico e social do território sobralense que receberá o projeto piloto do Pacto pelo Ceará Pacífico.
Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Pacto pelo Ceará Pacífico tem três eixos de atuação: segurança cidadã e justiça, com reforço do efetivo policial; qualidade de vida e desenvolvimento; prevenção social e oportunidades para a juventude. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.
O evento também contou com a presença do secretário das Cidades, Lúcio Gomes; do secretário da Educação, Maurício Holanda; da secretária de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira; do secretário adjunto da Secretaria da Justiça, Sandro Camilo; do secretário executivo da Secretaria do Esporte, Márcio Brito; do superintendente do Detran-CE, Igor Ponte; de secretários municipais, educadores e representantes de movimentos sociais dos bairros contemplados.