Sobral sediará 2º Seminário do Pacto pelo Ceará Pacífico nesta quinta-feira (25)

Sobral receberá, nesta quinta-feira (25), o 2º Seminário Territorial do Pacto pelo Ceará Pacífico, a partir das 8h30, na Escola Estadual Lysia Pimentel Gomes. O evento contará com a presença da vice-governadora Izolda Cela, além de instituições, lideranças e comunidade da Vila União, bairro Cidade José Euclides e Residencial Nova Caiçara, território onde será implantado piloto do Ceará Pacífico. 

Vamos construir, junto com a comunidade e o município, que será um parceiro fundamental, uma matriz de projeto que sejam demandas importantes para as pessoas que moram nessas comunidades. A participação das pessoas é fundamental porque Prefeitura e Estado não resolvem os problemas da comunidade se não tiver a participação e a responsabilidade de todos”, explicou a vice-governadora. 

Como parte das ações de segurança pública do Ceará Pacífico em Sobral foi implantado o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), beneficiando toda a Região Norte. “Será reforçada a presença ostensiva do policiamento. Teremos uma base fixa da Polícia Militar para garantir a presença maior de segurança na região. Além de ações na área de segurança pública, o Ceará Pacífico prevê ações de âmbito social com melhorias na urbanização, melhoria de iluminação, projetos sociais que visem garantir oportunidades para a juventude”, destacou Izolda Cela.


Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Pacto pelo Ceará Pacífico tem três eixos de atuação: segurança cidadã e justiça, com reforço do efetivo policial; qualidade de vida e desenvolvimento; prevenção social e oportunidades para a juventude. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.